Interação entre BIM & Realidade Virtual
A metodologia do Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção (BIM) pode gerar e manter informações produzidas durante todo o ciclo de vida de um projeto de construção, desde a concepção da edificação até a manutenção, em um modelo centralizado, o modelo BIM. O uso de dados de projeto, centralizados em um modelo BIM, em diversas atividades, permite um alto nível de comunicação entre os membros da equipe, mas para alcançar um trabalho colaborativo adequado é necessária uma interoperabilidade eficiente entre ferramentas específicas do BIM. A extensão ilimitada do uso de informações BIM combina o software baseado em BIM com outras tecnologias avançadas, como a Realidade Virtual (VR). No contexto da vinculação da VR ao BIM, a aplicação de ferramentas de VR parece ser o próximo passo natural para o BIM, já que ele pode integrar-se perfeitamente ao processo de design, aprimorando os projetos arquitetônico, estrutural, elétrico, hidrossanitário e todo o ambiente construído.
O conjunto BIM + VR oferece uma oportunidade para analisar e explorar modelos BIM em ambientes virtuais e a aceitação do uso da VR no campo da construção civil tem crescido. A tecnologia de realidade virtual leva a uma melhor comunicação para os principais participantes do setor da construção, com base em uma maior visualização do projeto, contribuindo para uma melhor compreensão do mesmo. Principalmente porque a VR permite ao usuário mergulhar completamente em um modelo 3D/BIM de escala 1:1, que pode ser manipulado, proporcionando uma sensação imersiva e precisa de presença em um espaço ainda a ser construído.
O VR + BIM permite uma melhor comunicação entre todos os envolvidos no processo produtivo. Na atividade de construção, o uso da tecnologia da VR traz potenciais interessantes. Apresentar modelos BIM de projetos em ambiente VR redefine a comunicação e colaboração no campo e no escritório. A vantagem de usar a VR está na comunicação de ideias, conceitos e visão da edificação. Isso permite que todas as partes cheguem mais rapidamente a uma apreciação completa do plano de construção e dos projetos de disciplina distintos. Por exemplo, um tour VR pode ser aplicado sobre um modelo BIM para verificar, do ponto de vista de um gerente de facilities, o cronograma de manutenção (modelo 7D/BIM) ou sobre a visão da equipe de projeto, a revisão da construtibilidade da edificação (modelo 4D/BIM), apoiando a tomada de decisões.
As empresas de softwares vêm exigindo a integração do BIM com os plugins de VR para suportar o desenvolvimento de tarefas nD/BIM. A base fundamental do BIM + VR diz respeito à colaboração como um primeiro passo, mas a possibilidade de consultar dados enquanto se caminha virtualmente pela edificação, por exemplo, melhora significativamente o uso do BIM no projeto, construção, manutenção e gerenciamento. A introdução de recursos interativos de VR em modelos 3D/BIM no processo de construção é a principal forma de testar virtualmente e corrigir um projeto de construção antes da realização, pois o passo a passo está disponível, bem como a visualização de dados vinculados a cada objeto paramétrico, melhorando a necessidade de colaboração dentro da equipe de design. Assim, as aplicações BIM/VR podem contribuir para as redução do custo final de um empreendimento, pois a partir da construção de um modelo real do empreendimento é possível detectar inconsistências ainda na fase de projeto evitando retrabalho e desperdício de materiais durante a fase de construção.